domingo, 10 de março de 2013

Turma da Mônica completa 50 anos





Maurício de Sousa já se dedicava ao desenho e às tirinhas de banda desenhada quando, em 1963, criou a Mônica, personagem inspirada numa das filhas e batizada com o mesmo nome, e cujo sucesso acabou por ditar aquela que seria a estrela de uma "turma" que inclui outras figuras como Cebolinha, Cascão e Magali. Aos 78 anos, Maurício de Sousa é, possivelmente, o autor de banda desenhada de maior sucesso do espaço da lusofonia, e um dos mais carismáticos do Brasil, por conta desse império erguido com a ajuda de Mônica, que o levou a editar milhares de revistas com as histórias da turminha, a abrir parques temáticos e a avançar para o cinema e a televisão. O autor sempre fisse que o sucesso de Mônica se deve ai fato de ser uma "menina moderna, urbana, ativa e com um temperamento forte" e por "debater temas atuais vocacionados para crianças".

Ao longo dos anos, Mauricio de Sousa aproveitou o sucesso das personagens para passar mensagens positivas e pedagógicas e a promover a revista de banda desenhada no incentivo à leitura entre os mais novos.

Esta semana, o autor apresentou ao Brasil o plano de comemorações do meio do século de vida da Mônica, que incluiu uma exposição a reposição de um espetáculo inspirado em "Romeu e Julieta", lançamento de brinquedos e o projeto de criação de uma série intitulada "Turma Adulta".

Já em 2008, o autor tinha lançado a revista "Turma da Mônica Jovem", apresentando as personagens adolescentes e com um traço influenciado pela mangá (banda desenhada japonesa).
Maurício de Sousa esteve várias vezes em Portugal, sobretudo a convite do festival de banda desenhada da Amadora, e chegou a anunciar a intenção - nunca concretizada - de abrir no país um parque temático semelhante aos que existem no Brasil.

Nas comemorações dos 50 anos de Mônica, será ainda lançado um livro com as capas de todas as revistas em que a personagem foi protagonista. Sobre o futuro da personagem, Maurício de Sousa admitiu aos jornalistas brasileiros: "Vai ser difícil não casar a Mônica e o Cebolinha".


Mônica é uma personagem fictícia de histórias em quadrinhos brasileira, criada por Maurício de Sousa em 1963 nas tiras de jornais de Cebolinha, Originalmente como coadjuvante, Mônica logo se tornou a principal personagem de Maurício junto com Cebolinha e passou a estrelar a sua própria revista em 1970 publicada primeiro pela editora Abril e atualmente pela editora Panini. Os personagens de Maurício de Sousa passaram a  ser chamados de Turma da Mônica, tendo-lhe como protagonista na maioria das obras dos Estúdios de Maurício de Sousa.

Mauricio de Sousa baseou-se em sua filha homônima para criá-la, fato que se repetiu com outras personagens surgidas posteriormente. Seu papel original era como coadjuvante para Cebolinha, o protagonista original entre os primeiros personagens de Mauricio. Porém, seu público, como o próprio relata, “passou a coroa” para ela. Mauricio atribui parte do sucesso de Mônica ao fato de ela ser a primeira personagem feminina com papel de destaque dentre suas criações, que eram em maioria meninos. Mônica ganhou tanto espaço que acabou tendo sua própria revista em 1970, a primeira publicação infantil colorida em terras brasileiras.

Enquanto sua filha brincava com as irmãs, Mauricio aproveitava para estudar o comportamento dela. Quando sua irmã mais velha, Mariângela, que por sua vez inspirou Maria Cebolinha, lhe cortou os cabelos, deixou diversos caminhos-de-rato em sua cabeça, usados pelo pai para conceber o cabelo em gomos da personagem, que lembram bananas. A menina era gorducha, dentuça e de baixa estatura, características que também foram transferidas para sua criação de forma caricata e exagerada, assim como sua personalidade forte e briguenta. Mauricio ainda observou que a filha utilizava roupas de cor vermelha com frequência e tinha muito apreço por um coelho de pelúcia. Ele fez com que sua personagem também apresentasse tais traços.



  • Sinopse
Mônica é uma menina de sete anos que vive no Bairro do Limoeiro, local fictício que serve de cenário para a maioria das histórias que protagoniza. Ela vive com sua mãe Luísa Fernandes, uma dona de casa, e seu pai Sousa, que trabalha em uma companhia de negócios e tem sua aparência baseada no Mauricio de Sousa real. 

Quando foi criada, Mônica era irmã do personagem Zé Luis, mas na continuidade atual aboliu-se tal parentesco. Ela também tem um cachorro de estimação chamado Monicão, que divide diversas características físicas e comportamentais com sua dona. Monicão foi um presente de seus amigos Cebolinha e Cascão, numa tentativa frustrada de zombar da menina.


De gênio forte, Mônica não tem paciência para os apelidos que recebe das outras crianças por causa de sua aparência física e costuma responder a tais ações com sua extrema força bruta, muito superior à de uma menina de sua idade e até mesmo à de um ser humano comum. Mônica aplica tais “correções” em seus colegas com suas próprias mãos ou através de Sansão, um coelho azul de pelúcia que é muito querido por Mônica. Sansão é frequentemente roubado pelos meninos do bairro, que dão nós em suas orelhas para irritar a “dona da rua”, título que ostenta e que é almejado por Cebolinha.


Apesar das provocações constantes que enfrenta, ela tem laços de amizade com a maioria das crianças do bairro, em especial com Magali, uma das poucas que não sofrem com o temperamento de Mônica. 

Normalmente geniosa, por vezes demonstra um comportamento mais dócil e feminino, e frequentemente se apaixona pelos meninos mais bonitos do bairro. Ela se mostra mais controlada e romântica quando adolescente em Turma da Mônica Jovem, mas em alguns momentos ainda deixa seu lado violento aflorar. Ela também nutre uma paixão correspondida por Cebola, com quem tanto brigava na infância.


ADORO!!

Fonte: Blog Mania de Gibi

Nenhum comentário:

Postar um comentário