Se para um adulto já é difícil enfrentar o câncer, imagina para uma criança que não sabe direito o que está acontecendo? É uma fase muito dolorosa e difícil, pois o paciente tem que, muitas vezes, em razão do tratamento, se afastar do convívio familiar, escolar e social. A possibilidade eminente da morte além das alterações físicas em razão das sequelas do tratamento castiga o doente e todos que convivem ao seu lado.
O Dia Nacional de Combate ao Câncer infantil, em 23 de novembro, é uma data importante para as crianças portadoras da doença, assim como para seus familiares e principalmente para a AACC – Associação de Apoio à Criança com Câncer, que há 24 anos atua neste segmento.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), com base em referências dos registros de base populacional, são estimados mais de 9 mil novos casos de câncer infanto-juvenil por ano, no Brasil. O instituto ainda informa que o desenvolvimento do câncer na infância progrediu nas últimas décadas. Estima-se que cerca de 70% das crianças com alguma espécie de câncer podem ser curadas se a doença for diagnosticada rapidamente e tratada de forma correta, em centros especializados.
Segundo especialistas, além de tratamento adequado e especial, crianças com câncer necessitam receber atenção incondicional, pois a cura depende diretamente da recuperação biológica, bem-estar e qualidade de vida do paciente. Neste caso, a criança e sua família devem ter suporte psicossocial, para se relacionar bem com diferentes setores da sociedade. Neste contexto, a AACC se destaca como instituição que fornece assistência a atende pacientes e acompanhantes vindos de todas as partes do País e até do exterior em busca de tratamento em São Paulo.
Somente no primeiro semestre deste ano, a entidade realizou cerca de 300 atendimentos em sua sede, recebendo crianças e adolescentes com câncer, além de acompanhantes e visitantes dos pacientes. O número aponta um crescimento de aproximadamente 4% nos atendimentos em relação ao mesmo período de 2008. A instituição ainda prevê atender mais de 50 pessoas até dezembro de 2009, totalizando cerca de 400 atendimentos neste ano.
A AACC conta com uma equipe de 20 funcionários e 120 voluntários e registra, hoje, mais de mil doadores mensais, entre eles pessoas físicas e empresas. A instituição fornece assistência gratuita a crianças e adolescentes com câncer, com idade até 20 anos, além de tratamento adequado à doença e serviços como alojamento, alimentação, vestuário, transportes, medicação, próteses, suporte educacional, tratamento psico-pedagógico, social, existencial e lazer.
Frequentemente, a entidade realiza diversas atividades para arrecadar fundos e manter o bom funcionamento de sua sede. Neste ano, a associação já realizou alguns eventos, como o bazar beneficente no campus Memorial da Universidade Nove de Julho (UNINOVE); a tradicional Festa Junina, no Clube Pinheiros; o bazar beneficente no Hospital do Servidor Público Estadual; e o jantar beneficente no Bar Chopp do Miguel, em Moema.
Além disso, a associação apoiou o III Congresso Brasileiro de Neuro-Oncologia e a primeira edição da Meia Maratona das Pontes. A entidade também ministrou mais um curso de voluntariado e fechou novas parcerias.
A sede da AACC está localizada na Rua Borges Lagoa, 1603, em São Paulo. As portas da entidade sempre estão abertas para visitas e doações.
Serviço: www.aacc.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário