domingo, 28 de novembro de 2010

Indígenas do Amazonas buscam qualificação em informática



















Membro da comunidade indígena Umariaçu, a jovem Daniela Fernandes explica que sua região, entre os territórios de Tabatinga, no Amazonas, e Letícia, na Colômbia, não oferece oportunidade de trabalho

Manaus - O curso de informática básica é o treinamento oferecido durante a 1ª Oficina Internacional do Empreendedor no Amazonas com maior número de alunos presentes. São quatro turmas com mais de 200 pessoas, a maioria são jovens brasileiros e colombianos em busca de qualificação para o mercado de trabalho. O curso é coordenado pelo Telecentro de Informação e Negócios do Sebrae no Amazonas.

A Oficina Internacional desenvolve outros 59 cursos e treinamentos por meio de uma parceria institucional entre Sebrae e Servicio Nacional de Aprendizaje (Sena) de Colômbia, durante toda esta semana, simultaneamente para os empreendedores das cidades fronteiriças de Letícia, capital da província do Amazonas, na Colômbia, e Tabatinga, cidade do lado brasileiro.

O instrutor de informática Bruno Gomes, que acompanha uma das turmas no lado brasileiro, disse que o curso tem duração de 15 horas e os alunos aprendem a utilizar os programas básicos (Word e Excel) e utilizar a internet. Ele afirma, ainda, que grande parte dos alunos são indígenas, como a estudante Daniela Fernandes, 19 anos.

Membro da comunidade indígena Umariaçu, a jovem explica que sua comunidade fica entre os territórios de Tabatinga e Letícia e o lugar não oferece oportunidade de trabalho. Para ela, a Oficina Internacional é uma oportunidade para os jovens. Fiquei sabendo pelo rádio que iria ter vários cursos e convidei amigos, mas muitos não vieram e estão perdendo a chance de se preparar para um emprego, comenta.

O objetivo da estudante, segundo disse, é se aprimorar na área de informática até estar apta a ministrar aulas. Já fiz outros cursos de informática, mas é sempre bom fazer novamente. Quero fazer o mesmo que o professor Bruno está fazendo, planeja.

As quatro turmas do curso são aplicadas nos laboratórios de informática do Sena e Universidade Estadual do Amazonas. Além de Sebe e Sebrae Amazonas apóiam a realização da 1ª Oficina Internacional do Empreendedor a prefeitura de Tabatinga, Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais (Abase), a UEA e a Diocese do Alto Solimões.

Autor: Márcio Vieira
Extraído de: Sebrae SP - 16 horas atrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário