segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Justiça inicia Semana Nacional de Conciliação


Sabedor da importância da conciliação, o Conselho Nacional de Justiça, em parceria com os tribunais estaduais, criou a Semana Nacional da Conciliação, um esforço que, além desafogar a justiça comum, reeduca o cidadão para a prática do acordo no cotidiano.

Nesse ano, a Semana Nacional da Conciliação será realizada de 29 de novembro a 03 de dezembro, buscando incentivar ainda mais o jurisdicionado para a prática da conciliação.

Com o slogan “Conciliando a gente se entende”, o Conselho Nacional de Justiça lançou a campanha pela conciliação de 2010. Desta forma, o verbo “Conciliar” consolida-se como uma ferramenta fundamental no dia-a-dia da Justiça brasileira.

O objetivo da campanha de 2010 é mostrar à população que, por meio da conciliação, é possível obter uma solução mais rápida e econômica para conflitos judiciais, além de ser uma atitude que promove a paz social.

Duas partes litigantes e uma parte conciliatória neutra chega a um acordo, sem a necessidade de mais um processo, que em potencial serviria como mais um acúmulo, engordando a fila da morosidade.

O movimento pela conciliação remonta a 2006, onde naquele ano, a 08 de dezembro, foi realizado o Dia da Mobilização Nacional pela Conciliação, sendo ampliado para a I Semana da Conciliação no ano seguinte, atendendo a mais de 300 mil pessoas em todo Brasil. O objetivo é mobilizar o Judiciário e a sociedade, nesse evento para impulsionar a agilidade e a economia processual, a produtividade, e, ainda, disseminar amplamente a cultura da conciliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário