Padre convida fiéis a reflexão sobre o individualismo e crise de valores
No 8 de dezembro a igreja Católica comemora o dia de Nossa Senhora da Conceição. Dentro do sincretismo religioso, alguns estados prestam homenagens a Iemanjá, enquanto outros voltam as atenções para Oxum. Para os católicos a Imaculada Conceição é segundo o dogma, definido pelo Papa Pio IX em 1854. Na Paraíba quatro cidades tem uma programação religiosa em homenagem a santa.
De acordo com o padre Pedro Geraldo Targino da Cunha, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em João Pessoa, esse dogma se encaixa muito bem no mundo atual, pois representa a necessidade de mudança e de uma aproximação com Deus. Na época em que ele foi estabelecido vivia-se o liberalismo e corria-se o risco do afastamento do divino. “Nossa Senhora vem sempre nos lembrar que somos criaturas de Deus, Maria sempre aponta para Jesus. Isso é importante diante a crise de valores que vivemos, na qual as pessoas perdem o sentido da vida e buscam uma fuga nas drogas”, lamentou o padre.
Ele disse que nessa época é preciso lembrar o quanto o individualismo pode ser maléfico e que é preciso tomar cuidado para não adotar uma postura de indiferença ao outro e a Deus. O Padre convidou os católicos ou não para participar das festividades.
Sincretismo – No mesmo dia em João Pessoa acontece a Festa de Iemanjá na praia de Tambaú que acontece desde 1966. Segundo o presidente da Federação dos Cultos Africanos, Walter Pereira, Nossa Senhora da Conceição, que no caso é Iemanjá, é considerada a mãe de todos os orixás. “Ela é a mãe de todos aqueles que têm crença e que fazem pedidos a Iemanjá. Já que os umbandistas e os africanistas acreditam em Iemanjá como se fosse o símbolo da mãe natureza que é o mar. Por isso, no dia 8 de dezembro os devotos fazem suas oferendas para a mãe, jogando-as ao mar”, explicou. A festa chega a reunir mais de 100 mil pessoas.
Confira a programação católica abaixo em todo o estado.
- No bairro do Varadouro, em João Pessoa:
O tema da festa é: “Eis aqui a serva do Senhor”.
De: 29 de novembro a 8 de dezembro.
No dia 8: No Porto do Capim: Às 8h: Procissão Marítima do Porto do Capim até a Ilha da Santa no Rio Sanhauá. Haverá Celebração da Palavra no final.
- No Santuário:
Às 17h: Procissão de Nossa Senhora saindo da Praça do Índio, na Ilha do Bispo. No final tem Missa Campal celebrada pelo Mons. Ednaldo Araújo dos Santos.
Fonte: WSCOM Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário