sábado, 18 de dezembro de 2010

Serviço de Atendimento Imediato (SAI) atendeu a 932 solicitações até de dezembro

 Em 96% dos casos, houve conciliação entre as partes

O Serviço de Atendimento Imediato (SAI), oferecido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, atendeu a até o último dia 13 de dezembro, 932 pedidos de solicitações de usuários. Isto representa uma média de 4,5 atendimentos/dia e 81,5 atendimento por mês. O serviço, que em setembro completou 10 anos de instalação, atende aos casos de acidente automobilístico na Grande João Pessoa (João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux), sem que haja vítima fatal.

De acordo com informações da Perita de Trânsito, Ana de Lourdes Franca Soares de Oliveira, em 96% dos casos, houve conciliação entre as partes. Os casos em que os envolvidos se evadiram e, também, daquelas que não conseguiram conciliação na primeira audiência de instrução e julgamento, totalizam 4%.

Por meio dos telefones (83) 3208-2536 ou 8831-7666, o interessado aciona o SAI e recebe atendimento no local, onde haverá uma tentativa de conciliação para solucionar as pendências decorrentes do sinistro. O serviço ampliou em 1h o atendimento que passou a ser das 7h às 19h, de segunda à sexta-feira. Contatos ou informações sobre a prestação deste Serviço são possíveis, também, pelo email: sai.tj.pb@gmail.com.

Ana de Lourdes disse ainda que o Serviço de Atendimento Imediato (SAI), vem sendo bastante procurado pelas partes, também, no que se refere ao aspecto da “Consultoria”. Sobre isso ela explicou que as partes tem procurado o atendimento, nos dias após o sinistro. “Na maioria das vezes eles nos procuram para que seja esclarecido de como devem proceder para ingressar com um ação, junto aos juizados”, ressaltou.

Ela afirmou, também, que esta forma de atendimento imediato às vítimas de acidentes tem o objetivo de realizar acordos entre as partes para se evitar a instauração de processos judiciais. “Quando somos solicitados, geralmente via celular, vamos ao local do sinistro, onde é feito um levantamento pericial e, a partir daí, já iniciamos uma tentativa de conciliação que, quando bem sucedida, reduzimos a termo e o processo é arquivado”, disse.

A perita explicou que quando o acidente é resolvido por meio do CPTran, primeiro é feito um levantamento, cujo laudo sai na semana seguinte e só com 30 ou 60 dias é marcada uma audiência. “Quando nós atendemos, tudo isso é resolvido num único dia”, afirmou. E acrescentou que em mais de 90% dos casos, há conciliação.
Em casos de evasão, a parte envolvida que permaneceu no local do acidente não fica prejudicada. A servidora explicou que, com a placa, é possível identificar o proprietário do veículo que fugiu, devido a um convênio existente entre o TJPB e o Detran, por meio do qual os servidores do SAI têm acesso às informações sobre os veículos. “Neste caso, o processo será instaurado contra o proprietário daquele transporte”, disse a técnica judiciária.




Fonte: http://www.wscom.com.br/noticia/paraiba/SAI+ATENDE+QUASE+MIL+SOLICITACOES+-98550

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