terça-feira, 21 de maio de 2013

Anayde Beiriz - "A pantera dos olhos dormentes"



Biografia lançada neste mês de Maio.

"Poetisa paraibana do final dos anos 20, precussora do feminismo no país. Como professora foi uma das pioneiras a militar na educação de adultos carentes.

Jovem e bela, Anaíde foi a vencedora de um concurso de beleza promovido pelo Correio da Manhã em 1925. Chamavam a atenção os seus olhos de cor negra, que lhe valeram o apelido, em seu círculo de amizades, de " a pantera dos olhos dormentes".





“Devo acrescentar-te que meus amigos me chamam de pantera dos olhos dormentes

Sabe por quê?

Porque dizem que nos meus contos

Eu sempre coloco uma mancha de sangue

E porque eu gosto de tudo o que é vermelho

Crê eles que sou trágica

Que gosto desse amor

Amor que queima

Dessa paixão que devora

Dessa febre amorosa que mata

É certo que antigamente eu pensava

Que se viesse a amar alguém

Seria desse modo

Simpatizava extremamente com essas mulheres que matavam aqueles a quem tinham amado

Que faziam morrer seus amantes nos braços

Misturando a delícia de amar a agonia de morrer”.

4 comentários: