sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

UE rejeita oferta do Irã para visita a instalações nucleares

Chefe da política externa do bloco afirma que trabalho cabe a agência da ONU

A União Europeia recusará uma oferta do Irã para que suas instalações nucleares sejam visitadas, disse nesta sexta-feira (7) a encarregada da política externa da UE, Catherine Ashton.

- O que eu direi é que o papel das inspeções de instalações nucleares cabe à AIEA [Agência Internacional de Energia Atômica, da ONU] e eu espero que o Irã garanta que a AIEA consiga ir e seguir realizando seu trabalho.

Ela fez a declaração depois de reunião com o ministro de Relações Exteriores da Hungria, Janos Martonyi.

A Hungria, que está na presidência da UE pelos próximos seis meses, tinha sido convidada pelo Irã em sua posição de liderança europeia a visitar algumas instalações nucleares nas próximas semanas.

Reino Unido, França e Alemanha, três das seis potências envolvidas nas negociações com o Irã sobre seu polêmico programa de enriquecimento de urânio, não foram convidadas, nem os Estados Unidos. No entanto, o Irã convidou a Rússia e a China.

Ashton disse que havia consultado Rússia e China antes de tomar a decisão de que o convite deveria ser rejeitado.

- Obviamente, eu coordenei com os outros membros do E3+3 [três nações europeias mais três outras] que foram convidados. Minha visão é que, apesar de ser um convite que não vejo de forma negativa, este não é nosso trabalho, e visitar esses locais e estabelecer o que são requer especialização.



Fonte: R7



Nenhum comentário:

Postar um comentário